Inscreva-se

ATENÇÃO

Caso a opção de pagamento escolhida seja "Boleto ou Débito em Conta", o inscrito somente será credenciado se o mesmo estiver baixado (pagamento realizado) no sistema(PagSeguro). Caso tenha realizado o pagamento e a baixa do mesmo não estiver informada pelo PagSeguro, será necessária a apresentação do comprovante(impresso) de pagamento no momento do credenciamento.

Lembrando que, mesmo que o vencimento do boleto seja superior ao dia 18/04/2018, o boleto precisará estar quitado e o inscrito apresentar o comprovante(impresso) de pagamento no momento do credenciamento.


Atenciosamente

Coordenação de Curso

JUSTIFICATIVA / OBJETIVOS

A semana da arquitetura das faculdades santo agostinho busca promover o debate e a difusão de temas contemporâneos pertinentes à atuação dos arquitetos e urbanistas. Trata-se de um evento cujos objetivos vão de encontro ao fortalecimento da arquitetura e urbanismo e consolidação da imagem da instituição. O evento contribui para o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo, no sentido de que aborda temas inovadores na área e amplia a perspectiva de atuação dos profissionais norte-mineiros e dos futuros arquitetos que atuarão em todo o estado de minas gerais. É um evento esperado anualmente pelos acadêmicos do curso, que enxergam na semana uma oportunidade de ampliarem seus horizontes de atuação e enriquecer sua formação. Nesse sentido, é uma ferramenta importante para reconhecimento da qualidade do curso por parte dos acadêmicos e, por consequência, um instrumento para retenção de estudantes.

OBJETIVO
- Promover o debate e a difusão de conhecimento acerca de temas contemporâneos que possam contribuir para o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo;
- incitar a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos;
- estimular a formação continuada de profissionais atuantes no mercado;
- abordar a evolução da atuação de arquitetos e urbanistas de acordo com as Tecnologias disponíveis.

PROGRAMAÇÃO

  • 18-04-2018

    MINICURSO 01 - INGLÊS PARA ARQUITETOS – PROF. RENAM SÁ

    14:00hs às: 17:00hs


    MINICURSO 02 - FENG SHUI – HARMONIZAÇÃO PARA AMBIENTES– PROF. MARIA LUIZA LOPES

    14:00hs às: 17:00hs


    MINICURSO 03 - SKETCHUP BÁSICO – PROF. VICTOR HUDSON E ANDRE FERRAZ

    14:00hs às: 16:00hs


    MINICURSO 05 - METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À ARQUITETURA E URBANISMO – PROF. NOILA ALENCAR

    14:00hs às: 18:00hs


    MINICURSO 04 - SKETCHUP AVANÇADO – PROF. VICTOR HUDSON E ANDRE FERRAZ

    16:30hs às: 18:30hs


    PALESTRANTE - GEOVANE MORAIS

    17:00hs às: 19:00hs


    CREDENCIAMENTO

    18:00hs às: 18:50hs


    ABERTURA

    19:00hs às: 19:29hs


    PALESTRA - DIETMAR STARKE

    19:30hs às: 21:29hs


    MESA - ARQUITETURA NORTE MINEIRA

    21:30hs às: 22:30hs


  • 19-04-2018

    MINICURSO 06 - PASSOS PARA UM PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO – PROF. VINÍCIUS ALMEIDA

    14:00hs às: 18:00hs


    MINICURSO 07 - V-RAY PARA SKETCHUP – PROF. VICTOR HUDSON E ANDRE FERRAZ

    14:00hs às: 16:00hs


    MINICURSO 08 - PÓS-PRODUÇÃO – PROF. VICTOR HUDSON E ANDRE FERRAZ

    16:30hs às: 18:30hs


    MESA - ARTE PLURAL POR SÉRGIO FERREIRA

    17:30hs às: 19:29hs


    PALESTRANTE - Flávio de Castro

    19:30hs às: 20:29hs


    PALESTRANTE - Vinícus Almeida

    20:30hs às: 22:00hs


  • 20-04-2018

    MARATONA

    14:00hs às: 17:59hs


    SELEÇÃO DE PROJETO VENCEDOR

    18:00hs às: 19:29hs


    PALESTRA João Diniz

    19:30hs às: 20:29hs


    Premiação da maratona e Festa de Encerramento com banda REPÚBLICA CASANOVA

    20:30hs às: 22:00hs


Minicursos

PALESTRANTES

foto
TEMA: Revestimentos Cerâmicos Portobello na quarta-feira (18/04) das 17h00 às 19h00
foto
DIETMAR STARKE Arquiteto / Urbanista, Artista Plastico, Ganhador do Prêmio Internacional de Arquitetura “ARCHITIZER ARWARD 2015”; Criação do PRÊMIO DIETMAR STARKE – NCD Núcleo Catarinense de Design 2016. Concluiu o Mestrado em Urbanismo na Universidade “HdK - Hochchule der Kunste”, em Berlim; Coordenou junto com Ernst Multhaup a confecção da proposta do primeiro “Masterplan para a unificação das cidades de Berlin Ocidental e Oriental”; Realizou vários projetos, exposições internacionais de arte e arquitetura em diversos países: Alemanha, Alemanha Oriental, Egito, Áustria, Brasil e nos Eua; Parceiro, integrante e consultor da Stiftung BAUHAUS; Na RIOURBE- Empresa Pública de Urbanização, conceituou e realizou a PRAÇA DO CONHECIMENTO e a NAVE DO CONHECIMENTO.

TEMA DA PALESTRA: Dietmar Starke - "Sonho, Obra e Crítica"
Sites:
Prêmio Dietmar Starke – NCD Núcleo Catarinense de Design
http://www.novoncd.com.br/concursotecnico/jurados

O Globo – entrevista;
http://oglobo.globo.com/rio/a-nave-de-um-arquiteto-que-viaja-pela-utopia-social-15979048

Revista Au – Arquitetura e Urbanismo
https://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/naves-conhecimento-dietmar-starke-rio-janeiro

CAU – entrevista:
http://www.caurj.gov.br/?p=16242
foto
Flávio José Rodrigues de Castro é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da UFMG e especialista em Geoprocessamento pela PUCMinas. É doutorando no Núcleo de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG. A uma experiência de 30 anos na iniciativa privada, na Ofício Projetos e Consultoria Limitada, com desenvolvimento e gestão de projetos, aliou uma trajetória no setor público, na área urbanística e de projetos sociais. Atuou como arquiteto na Secretaria de Trabalho e Ação Social do Governo do Estado de Minas Gerais (1983-1987), junto ao PRODECOM – Programa de Desenvolvimento de Comunidades e à Superintendência de Planejamento e Coordenação, com projetos de equipamentos sociais e habitação popular, com coordenação e avaliação de programas de urbanização de vilas e favelas e com negociação de recursos. Foi secretário de Planejamento de Sete Lagoas, com atribuições na gestão da política urbana, nos anos 2001 a 2003 e 2009 a 2011. Também em Sete Lagoas, foi membro do CODEMA, por duas gestões, e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, instituído pelo Plano Diretor. Em Brasília, foi chefe de gabinete do ministro Patrus Ananias, no processo de estruturação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2004-2007); atuou em projetos de consultoria junto à UNESCO, ao PNUD, ao BID e à Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento/AECID; e foi conselheiro do Conselho Nacional de Cidades e do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. Na área acadêmica, foi professor de projetos nas faculdades de arquitetura e urbanismo do Instituto Isabela Hendrix, da PUC Minas e da UFMG. Atualmente, é assessor da Reitoria, coordenador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM.

TEMA DA PALESTRA: O URBANO E A GENTILEZA POSSÍVEL

foto
-João Diniz, nascido em Juiz de Fora e formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte. Mestre em Engenharia Civil com ênfase em construção metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto.
- Diretor da JDArq Ltda desde 1989 executando projetos nas áreas de edificações, interiores, design e urbanismo.
- Prêmio Medalha de Ouro no Fórum Mundial de Jovens Arquitetos e Prêmio Rotring em Buenos Aires em 1991.
- Primeiro Lugar no Concurso BHCentro em equipe em 1989. Prêmios Espaço da Moradia, Obra Edificada, Monografia editada, Trabalho Teórico e Arquitetura em Aço do IABMG em 1997, 2002, 2008, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2017.
- Terceiro Lugar nos concursos para o Campus II e para a nova Reitoria da Universidade Fumec em 2003 e 2004.
- Menções Honrosas na IV Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Engenharia, Quito, Equador, 2004 e no concurso para revitalização do Mercado de Florianópolis em 2013. Prêmio Ville de Saint Pierre, Martinica 2007. Orientador do Highly Commended Project EcoHouse Student Competition, RIBA, Londres 2007.
- Sala Especial na V Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 2003.
- Professor Adjunto no curso de arquitetura da Universidade Fumec em Belo Horizonte.
- Já proferiu palestras, cursos e oficinas em diversas universidades e instituições profissionais no Brasil e também na Argentina, República Dominicana, Martinica, Espanha, França, Alemanha, Lituânia, Bulgaria, Polônia e Eslováquia.
foto
Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Federal de Viçosa, membro da Associação Mineira de Engenharia de Incêndio (AMEI), atua com aprovação de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico há 5 anos e mantém um blog www.tudosobreavcb.com.br para divulgação de temas pertinentes à ciência do incêndio.
Nome da palestra: Conflitos entre Projetos de Segurança Contra Incêndio e Projetos de Arquitetura