OBJETIVO

Divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem os cidadãos  da comunidade acadêmica quanto à pluralidade étnico-racial, gênero e cultural, tornando-os capazes de interagir e buscar objetivos comuns que garantam a todos respeito aos direitos humanos e valorização da identidade.

 

JUSTIFICATIVA

O exercício de aproximação da educação em direitos humanos e a educação das relações étnico-raciais, culturais e de gênero é profundamente oportuno, primeiro, porque, trata-se da promoção do direito humano à igualdade, por um lado, é à não discriminação, por outro; segundo, porque a educação em direitos humanos se insere no conjunto das iniciativas educativas, entre as quais a educação das relações étnico-raciais, culturais e de gênero, como forma de promover os direitos humanos nos processos educativos diversos; terceiro, as exigências ao cumprimento das diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional de Educação para a implantação da educação em direitos humanos em todo o país. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação exigem a formação de cidadãos e cidadãs atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural, pluriétnica e de gênero do Brasil, bem como o tratamento de questões e temáticas a esse respeito nas disciplinas e atividades curriculares dos cursos.

MINISTRANTE(s)

foto

Ailton da Guia Gonçalves Júnior Tim (Ifásolá, Loyákejú)

Ailton da Guia Gonçalves Júnior Tim (Ifásolá, Loyákejú)

Graduando em História na Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes, representante discente do NEAB- Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes; membro da Aliança Nacional LGBTI+ em Montes Claros, pesquisador das relações étnico-raciais nas religiões de matrizes africanas nos centros urbanos, atuou como membro pesquisador do Núcleo Pela Diversidade Sexual e de Gênero- Inserto da Unimontes. Também atuou como pesquisador no Programa de Educação Tutorial... Leia Mais

foto

Alan Farley Prates Oliveira

Alan Farley Prates Oliveira

Assistente Social da 6º região de Minas, Bacharel em Serviço Social pelas faculdades Santo Agostinho, MBA Gestão política da Assistência Social-pelas faculdades Santo Agostinho, MBA Gestão de Recursos Humanos-pelas faculdades Santo Agostinho, Especialista em Educação em Direitos Humanos e Mestrando pelo Programa de Estudos Pós Graduados da PUC-SP.

foto

Larissa Ramos dos Santos

Larissa Ramos dos Santos

Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisa representações, necropolítica e relações étnico-raciais. É Umbandista e atua na preservação da memoria material e imaterial do centro em que participa. É membra coordenadora do NEABI do Instituto Federal do Norte de Minas- IFMG.

foto

Prof. Jonatas Braga

Prof. Jonatas Braga

Graduado em História pela Unimontes. Especialista em Filosofia e Sociologia. Professor do Ensino Médio e Pré-Vestibular. Diretor Pedagógico do Colégio Foco e Educador Social.

foto

Reinaldo Pimentel

Reinaldo Pimentel

Professor do curso de Direito da Fasa; Doutor em Direito.

foto

Rosana Franciele Botelho Ruas

Rosana Franciele Botelho Ruas

Coordenadora do Curso de Enfermagem da FASA Moc.

foto

ZILMAR SANTOS CARDOSO

ZILMAR SANTOS CARDOSO

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, com estudos sobre a formação de professores e a Educação para as Relações Étnico Raciais. Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna, com pesquisa na área de formação de professores e Currículo Escolar. Especialização em Psicopedagogia com ênfase nas dificuldades de aprendizagem. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros . Professora efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes.... Leia Mais

PROGRAMAÇÃO

  • 07-04-2022

    Minicurso 1: Liberdade de Expressão, discriminação racial e racismo no Brasil: Aspectos teóricos e práticos.

    Palestrante: Professor Reinaldo Pimentel

    09:00hs às: 10:00hs


    Minicurso 2: Crise no Brasil e a questão social: A questão étnico-racial em foco.

    Palestrante: Professor Alan Farley Prates Oliveira

    10:00hs às: 11:00hs


    Racismo religioso: Candomblé, raça e classe.

    Palestrantes: Prof. Ailton da Guia Gonçalves Júnior Tim (Ifásolá, Loyákejú) e Profa. Larissa Ramos dos Santos

    17:00hs às: 17:59hs


    Documentário: Saúde da População Negra.

    Participação especial dos Professores da FASA Moc. Mediadora: Profa. Rosana Ruas

    18:00hs às: 18:59hs


    Roda de Capoeira.

    Apresentação Cultural

    19:00hs às: 19:29hs


    Racismo, e eu com isso?

    Palestrante: Professora Zilmar Santos Cardoso

    19:30hs às: 20:30hs


    Tire o seu racismo do caminho que eu quero passar com a minha cor.

    Palestrante: Professor Jonatas Braga

    20:45hs às: 21:45hs


Minicursos

Parceiros

Enviar Mensagem