OBJETIVO:

Apresentar as pesquisas realizadas na área de engenharia tecidual e células troncos para melhora da qualidade de vida e saúde da população.

 

JUSTIFICATIVA:

O tratamento médico e odontológico para perda de tecidos ou reparador após o estágio final de fadiga de um órgão é requerido por milhões de pessoas, de diferentes idades em todo o mundo. Neste sentido, a engenharia tecidual aparece como um campo multidisciplinar que envolve as ciências e conhecimentos das engenharias com o objetivo de desenvolver substitutos biológicos que restaurem, mantenham ou melhorem a função de diferentes tecidos.

 

MINISTRANTE(s)

foto

Ernesto Goulart

Ernesto Goulart

Cientista-empreendedor e expert em Terapias Avançadas (terapia celular e gênica). Farmacêutico pela UFJF, Doutor em Genética pela USP e atualmente pós-doutorando no genoma USP, seu foco é o desenvolvimento de métodos de engenharia tecidual com células-tronco e edição gênica para produção de órgãos humanos em laboratório. O objetivo é diminuir as filas de espera para transplante e para isso ele investiga a bioimpressão 3D e a produção de suínos geneticamente modificados.

foto

Rafael Resende

Rafael Resende

Cientista em imunologia, com graduação em Ciências Biológicas (UFU), doutorado em Imunologia (UFU) e pós-doutorado em Gênomica Estrutural pela University of Oxford (Reino Unido).

PROGRAMAÇÃO

  • 03-03-2021

    Desenvolvimento de métodos de engenharia tecidual com células-tronco e edição gênica para produção de órgãos humanos em laboratório

    Palestrante: Ernesto Goulart

    19:00hs às: 21:00hs


  • 24-03-2021

    Aspectos biotecnológicos envolvidos na produção de vacinas

    Dr. Rafael Resende - Fiocruz

    19:00hs às: 21:00hs


Enviar Mensagem